Mundo Fitness Saúde

abril 29th, 2013, 07:04:21 Silvio Charbe

emagrecimento saudavel

Saiba tudo o que você precisa para emagrecer com saúde.

O controle de peso corporal constitui importante preocupação para a sociedade atual. Estudos recentes apontam que, de cada três pessoas adultas, uma apresenta sobrepeso ou é considerada obesa. Obviamente, esse número não vem aumentando nos últimos tempos porque se está, de maneira consciente, procurando ganhar peso corporal. Pelo contrário, proporção significativa da população vem tentando manter o peso corporal nos limites desejáveis, seja com finalidade estética ou com objetivo de manutenção e promoção a saúde.

Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que a prevalência do sobrepeso e da obesidade aumenta, mais se procura programas de controle do peso corporal. A falta de informações tem levado muitas pessoas a se deixarem enganar por produtos e métodos inovadores que prometem emagrecimento rápido, acompanhado por facilidades bastante convidativas e, por vezes, assegurando vantagens à saúde sem o equivalente respaldo do conhecimento científico.

Quanto mais se intensificar a indústria do controle do peso corporal com a comercialização de produtos como “pílulas para emagrecimento” adoçantes artificiais, bebidas e alimentos dietéticos, livros e publicações sobre dietas e exercícios físicos de efeito imediato, além de serviços como massagem para “queima de gordura localizada” , “ginástica sem esforço”, etc., menor número de pessoas tem conseguido reduzir o peso corporal para níveis esperados, e, aquelas que conseguem, não os mantêm por mais que algumas semanas. Desde que se continue a optar por assumir estilo de vida onde prevaleçam modelos de hábitos alimentares de elevado aporte calórico e de exercitar-se de maneira insuficiente, o combate ao excesso de peso corporal não deverá se tornar tarefa fácil.

O mais coerente é, consultar-se com uma nutricionista buscando um cardápio ideal diário, com uma dieta balanceada; executar atividade aeróbia, mantendo sua freqüência cardíaca entre 70 e 75% da máxima (para este cálculo utilize a fórmula = 220-idade), e tirar da cabeça os mitos de que abdômen perde barriga, ginástica localizada perde gordura localizada, de que correr envolvido em saco plástico perde barriga e etc.

Obesidade é coisa séria e deve ser tratado, o melhor remédio sempre foi e sempre será atividade física.

Saiba um pouco mais sobre Dietas.

Nenhum programa ou série de treinamento obterá sucesso se não for acompanhado por uma boa nutrição e uma adequada suplementação. Ingerir quantidades insuficientes de calorias  leva ao “over training”; ou seja, ao desgaste muscular e ao catabolismo.Já excessivas quantidades de calorias podem levar ao crescimento não só muscular, más também aumentando muito o tecido adiposo (gordura).

Existem dietas que difundem o alto consumo de proteína e gordura e o baixo consumo de carboidrato nos dias de semana, aumentando este, apenas nos finais de semana. Esta dieta é baseada na afirmação que na falta de carboidrato a gordura consumida se transforma em energia; reduzindo assim, o tecido adiposo, porém esse tipo de dieta pode ser agressiva para diabéticos, hipertensos e portadores de outras patologias cardíacas.

Entretanto, parece que uma dieta reduzida em gordura, e alta em carboidrato e proteína, é hoje a mais seguida e a que apresenta melhores resultados para um espectro maior de pessoas. Contudo o alto consumo de carboidrato deve ser corretamente manipulado quanto ao tempo, quantidade e qualidade.

Em relação ao tempo, se indica consumi-los em maior quantidade no início do dia, diminuindo no decorrer deste.

Quanto a quantidade, a indicação vai depender do metabolismo basal da pessoa e suas atividades diárias.

Na qualidade, deve-se buscar o consumo regular de carbos complexos evitando os carbos simples. A suplementação de outros tipos deve ser acompanhada por um Nutricionista, para evitar um consumo desregulado.

Cientificamente, CALORIA é  definida como :

– A quantidade de calor necessária para elevar em 1ºC à temperatura de 1 Litro de água .

Tabela de valores calóricos dos principais macronutrientes.

Macronutrientes

Calorias

Alimentos

Carboidratos

4 a cada um grama

Complexos – Pães, massas, grãos e cereais
Simples – doces, açúcar, frutas, mel

Proteína

4 a cada um grama

Carnes, derivados do leite, ovos

Gordura

9 a cada um grama

Vegetal – óleos (oliva amendoim, girassol, canola) EFA’s (Omega 3 e omega 6)
Animal – derivados do leite e gordura das carnes

Portanto o X da questão está em ingerir a quantidade adequada de calorias por dia, segundo seu metabolismo basal.

Mulheres em geral de 2500 a 2800 kcal/dia

Homens em geral de 3000 a 3500 kcal/dia.

O segundo ponto importante está no consumo adequado de proteínas, que deve ficar em torno de 1,5 gramas por quilo corporal, por tanto um pessoa que pesa 70 Kg, deverá consumir em torno de 105 gramas por dia.

Portanto, uma alimentação nutricional balanceada deve seguir a seguinte recomendação:

NUTRIENTES

RECOMENDAÇÕES
   Carboidratos

55,0 à 65,0%

   Proteínas

15,0 à 18,0%

   Lipídios

20,0 à 25,0%

   Vitamina C

60,0 à 200,0 mg

   Vitamina E

12,0 mg

   Cálcio

1200,0 mg

   Potássio

2000,0 mg

   Sódio

1600,0 à 3300,0 mg

   Ferro

12,0 à 15,0 mg

  Por: Silvio Charbe – Cref nº 03622/G-SP


Beber Água ?

watterManter-se hidratado é condição básica para preservar a saúde de qualquer pessoa, principalmente no calor, quando a temperatura chega muitas vezes a bater a marca dos 35 ou 40 graus. Para quem pratica uma atividade física então, os cuidados devem ser redobrados. A água quando dentro do organismo tem a função de regular a temperatura corpórea, através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos, através da urina, fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células, auxiliar na prática de esportes pois ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga, dos músculos.

Abdômen Sarado como?

rippedA lenda dos 500 abdominais - Ninguém sabe ao certo como começou essa história. No entanto ela ganhou notoriedade e a adesão de muitas personalidades. Diversos estudos comprovam: fazer "trocentas" repetições não é tão eficaz assim, afinal o movimento fortalece os músculos abdominais, mas não queima um grama sequer de gordura - esse excesso fica sobre a musculatura e por isso, mesmo que ela esteja forte e definida, não vai aparecer sob a pele. Para derreter as sobras, só apelando para atividades aeróbicas, como corrida, caminhada, natação, pedalada.

Login

You are not logged in.