Mundo Fitness Cálculo IMC

maio 13th, 2013, 12:05:33 Silvio Charbe

O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal, considerado saudável.

O seu cálculo baseia-se na relação entre a altura e a massa.

mbox{IMC} = frac{mbox{massa}}{(mbox{altura} cdot mbox{altura})}

POR EXEMPLO, PARA UMA PESSOA COM 72 KG E 1,70 M DE ALTURA, TEREMOS:

mbox{IMC} = frac{72;mbox{kg}}{1,!70;mbox{m} cdot 1,!70;mbox{m}} = 24,!91;mbox{kg}/mbox{m}^2

 

IMC CLASSIFICAÇÃO
< 18,5 MAGREZA
18,5 – 24,9 SAUDÁVEL
25,0 – 29,9 SOBREPESO
30,0 – 34,9 OBESIDADE GRAU I
35,0 – 39,9 OBESIDADE GRAU II (SEVERA)
? 40,0 OBESIDADE GRAU III (MÓRBIDA)

A TABELA SEGUINTE CLASSIFICA OS VÁRIOS INTERVALOS DE RESULTADOS POSSÍVEIS.

ESTA CLASSIFICAÇÃO DEVE SER UTILIZADA PARA ADULTOS SAUDÁVEIS, NÃO ESTANDO INCLUÍDAS MULHERES GRÁVIDAS OU A AMAMENTAR. NÃO DEVE SER USADA PARA CRIANÇAS OU ADOLESCENTES.

PARA UMA MAIS FÁCIL AVALIAÇÃO, CONSULTE  A TABELA ABAIXO:

O Índice de Massa corporal pode ser acompanhado por avaliação da tabela seguinte, evitando cálculos, para um seguimento mais continuado.

Tabela IMC

 

É importante, a nível de saúde física e bem estar psicológico, que o peso não sofra alterações significativas ao longo do tempo. É o chamado efeito io-io, a evitar sempre que possível, resistindo a dietas loucas e optando por soluções sustentadas para atingir a silhueta com que se sente bem.

 

CALCULADORA

 


Beber Água ?

watterManter-se hidratado é condição básica para preservar a saúde de qualquer pessoa, principalmente no calor, quando a temperatura chega muitas vezes a bater a marca dos 35 ou 40 graus. Para quem pratica uma atividade física então, os cuidados devem ser redobrados. A água quando dentro do organismo tem a função de regular a temperatura corpórea, através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos, através da urina, fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células, auxiliar na prática de esportes pois ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga, dos músculos.

Abdômen Sarado como?

rippedA lenda dos 500 abdominais - Ninguém sabe ao certo como começou essa história. No entanto ela ganhou notoriedade e a adesão de muitas personalidades. Diversos estudos comprovam: fazer "trocentas" repetições não é tão eficaz assim, afinal o movimento fortalece os músculos abdominais, mas não queima um grama sequer de gordura - esse excesso fica sobre a musculatura e por isso, mesmo que ela esteja forte e definida, não vai aparecer sob a pele. Para derreter as sobras, só apelando para atividades aeróbicas, como corrida, caminhada, natação, pedalada.

Login

You are not logged in.