Mundo Fitness Treinamento

abril 29th, 2013, 01:04:47 Silvio Charbe

TREINAMENTO  FÍSICO


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“ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA” (UNESCO).

O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.

A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.

A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.

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COLOQUE SUA VIDA NO RITMO CERTO !!!

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA – Em sua vida diária:

 Na aparência:

 No trabalho:

Melhora seu visual Aumenta a produtividade
Melhora sua postura Menor propensão às doenças e melhor índice de freqüência no trabalho
Os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus Combate o estresse e a indisposição
Combate o excesso de peso e o acúmulo de gorduras no organismo Melhora sua capacidade para esforços físicos

 Na saúde:

 No dia a dia:

Aumenta a qualidade e a expectativa de vida Maior disposição para as tarefas cotidianas
Melhora seu sistema imunológico O coração trabalha de forma mais segura e eficiente
Previne e reduz os efeitos de doenças como: Aumenta seu fôlego
Cardiopatia
Obesidade
Osteoporose
Hipertensão arterial
Deficiências respiratórias
Problemas circulatórios
Diabetes
As alterações das taxas de colesterol (lipídicas)
Estresse
Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo
Melhora sua auto-estima
Você se alimenta e dorme melhor
Vive melhor e com mais qualidade

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O QUE É ATIVIDADE FÍSICA:

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“A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso” (CASPERSEN et alii,1985).

Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa.

Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.

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Principais benefícios da atividade no corpo:

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 Cérebro:

Proporciona sensação de bem estar.
Melhora a auto-estima.
Reduz sintomas depressivos e ansiosos.
Melhora o controle do apetite.

 Como funciona:
A atividade física estimula a liberação de substâncias que “melhoram” o funcionamento do sistema nervoso central.

 Nariz e Garganta:
Reduz a ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.

 Como funciona:
A atividade física estimula a produção de alguns aminoácidos
(componentes das proteínas) que melhoram a ação protetora
do sistema imunológico.

 Pulmões:
Melhora a capacidade pulmonar.
Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio.

 Como funciona:
A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.

 Coração:
Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor).
Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse
Reduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc).
Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto.

 Como funciona:
Estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias – como pressão arterial e colesterol.

 Barriga:
Facilita a perda de peso ou a manutenção do peso desejado
Combate a obesidade.

 Como funciona:
Reduz a gordura e aumenta a massa muscular.
O músculo é um tecido muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia.

 Pâncreas:
Facilita o controle do diabetes.

 Como funciona:
Diminui a resistência à ação da insulina ( hormônio que facilita a entrada de glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

 Pernas:
Diminui edemas, varizes e o risco de trombose.

 Como funciona:
Aumenta a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espécie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a força da gravidade e voltar mais facilmente para o coração.

 Vasos Sangüíneos:
Reduz obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gordura), ” derrames cerebrais” e infartos.

 Como funciona:
Reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol “bom”), que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias. Combate a hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial.

 Músculos:
Fortalece a massa muscular.
Aumenta a flexibilidade.

 Como funciona:
A atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo.

 Ossos:
Reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice

 Como funciona:
Estimula a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo)

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Fonte: Understanding the Human Body Citado pela Folha de São Paulo de 27 de nov de 1997 (caderno especial - Mexa-se - página 3 )
VANTAGENS FISIOLÓGICAS DA ATIVIDADE FÍSICA

 Aumenta:

 Circulação colateral.
 Tamanho dos vasos (luz ).
 Eficiência cardíaca.
 Retorno venoso.
 Conteúdo de oxigênio no sangue.
 Massa de eritrócitos e volume sangüíneo.
 Capacidade fibrinolítica.
 Melhora a função tireoídeana.
 Produção de HGH (hormônio do crescimento ).
 Tolerância ao estresse.

 Diminui:

 Níveis de lipídios.
 Intolerância à glicose.
 Obesidade.
 Pressão arterial sistêmica.
 Freqüência cardíaca.
 Arritmia.
 Ação neuro-hormonal exagerada.
 Estresse psíquico.
 Depressão isquêmica.
 Produção crônica de catecolaminas.
 Manifestação clínica para o mesmo esforço.

Fonte: Revista FITCOR página 17,18 Dr. Milton Godoy - Médico Cardiologista Diretor da FITCOR

Beber Água ?

watterManter-se hidratado é condição básica para preservar a saúde de qualquer pessoa, principalmente no calor, quando a temperatura chega muitas vezes a bater a marca dos 35 ou 40 graus. Para quem pratica uma atividade física então, os cuidados devem ser redobrados. A água quando dentro do organismo tem a função de regular a temperatura corpórea, através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos, através da urina, fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células, auxiliar na prática de esportes pois ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga, dos músculos.

Abdômen Sarado como?

rippedA lenda dos 500 abdominais - Ninguém sabe ao certo como começou essa história. No entanto ela ganhou notoriedade e a adesão de muitas personalidades. Diversos estudos comprovam: fazer "trocentas" repetições não é tão eficaz assim, afinal o movimento fortalece os músculos abdominais, mas não queima um grama sequer de gordura - esse excesso fica sobre a musculatura e por isso, mesmo que ela esteja forte e definida, não vai aparecer sob a pele. Para derreter as sobras, só apelando para atividades aeróbicas, como corrida, caminhada, natação, pedalada.

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