Mundo Fitness Fitness Musculação e o Trabalho – juntos desde a década de 80

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abril 30th, 2013, 01:04:03 Silvio Charbe

muscle

 

 

Você Sabia ?

 

O assunto musculação e trabalho são antigos, por volta da década de 80, a Multinacional Volkswagen solicitou a uma universidade norte americana uma pesquisa para se detectar qual o motivo do número de funcionários em licença ter aumentado nos últimos anos.

Os pesquisadores descobriram que o ritmo  frenético d a   linha   de   produção e   a   seqüência    de movimentos automatizados é que  eram   os  causadores  das  licenças,  porque   os  funcionários se distraiam e machucavam-se.

 

Então foi criado um grêmio esportivo para os funcionários, com atividade  física diária, a produtividade aumentou e o número de afastamentos caiu.

Aos poucos, o conceito de melhor qualidade de  vida   associado à   prática  de atividades físicas nas empresas começa a ganhar espaço.

Os especialistas e os  próprios   funcionários   admitem   que esse tipo de atividade ajuda na rotina de trabalho.

A Musculação contribui no   conhecimento   de  seu  corpo   e realiza   um  trabalho  de  fortalecimento muscular e correção postural.

A atividade física no ambiente de trabalho ou fora dele, combate o stress,  L.E.R. (Lesões por  Esforço Repetitivo) ou  D.O.R.T.  (Distúrbio Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho),   L.T.C.   (Lesões por Traumas Cumulativos) e a biomecânica incorreta dos movimentos.

Tudo isso pode ser evitado com o planejamento de um programa de treinamento muscular, utilizando-se da organização dos movimentos e métodos de treinos que reflita na busca da qualidade de vida.

A musculação promove ainda a saúde e o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo  e  social.

Os maiores benefícios fisiológicos ocorrem na liberação de hormônios que promovem o relaxamento do corpo,   causando   uma   sensação  de  alívio    e  tranqüilidade.   Todo  trabalho  muscular  requer   um acompanhamento de um especialista da área de   educação física,  seja este   executado no grêmio  de sua empresa ou em uma academia, não se esquecendo do acompanhamento  médico e uma   avaliação física periódica.

 

 Por Silvio Charbe Cref nº03622/G-SP


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Beber Água ?

watterManter-se hidratado é condição básica para preservar a saúde de qualquer pessoa, principalmente no calor, quando a temperatura chega muitas vezes a bater a marca dos 35 ou 40 graus. Para quem pratica uma atividade física então, os cuidados devem ser redobrados. A água quando dentro do organismo tem a função de regular a temperatura corpórea, através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos, através da urina, fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células, auxiliar na prática de esportes pois ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga, dos músculos.

Abdômen Sarado como?

rippedA lenda dos 500 abdominais - Ninguém sabe ao certo como começou essa história. No entanto ela ganhou notoriedade e a adesão de muitas personalidades. Diversos estudos comprovam: fazer "trocentas" repetições não é tão eficaz assim, afinal o movimento fortalece os músculos abdominais, mas não queima um grama sequer de gordura - esse excesso fica sobre a musculatura e por isso, mesmo que ela esteja forte e definida, não vai aparecer sob a pele. Para derreter as sobras, só apelando para atividades aeróbicas, como corrida, caminhada, natação, pedalada.

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